Fortaleça sua Marca utilizando Incentivos Fiscais
Ter conhecimento dos benefícios que uma boa gestão
de marca pode gerar não é algo raro nos dias de hoje, contudo, por vezes, os
custos com divulgação assertiva podem assustar. E outra, simplesmente abrir os
cofres não significa ter sucesso, é preciso ter estratégia, se atentar a cada
detalhe que deve ser transmitido.
É senso comum dentre especialistas na área de
marketing, que o engajamento em programas de responsabilidade social e
ambiental colaboram com a evidenciação da marca. Mas não vale ficar só no discurso.
Você será cobrado pelo consumidor se assumir esse compromisso com a sociedade.
Ora, utilizando o jargão popular, por que não
juntar o útil ao agradável? Para as empresas sujeitas a tributação do Imposto
sobre a Renda com base no regime do Lucro Real, existem diversos incentivos
fiscais que, se bem utilizados e planejados, podem representar marketing sem
custo. Como? Através da destinação do Imposto que iria diretamente para os
cofres públicos.
Trata-se de utilizar até 11% do imposto devido
(sem o adicional) para o apoio a projetos sociais, culturais e esportivos.
Estes projetos, com certeza, tem o poder de fortalecer marcas, de levá-las a
outros lugares, de mostrar à comunidade onde estão inseridas a sua preocupação
com a sustentabilidade.
Em se tratando de cultura, a famosa Lei Rouanet
permite que pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real destinem até
4%, já quando o assunto é esporte, a Lei 11.438/2006 permite a doação de até 1%
do imposto de renda devido (sem o adicional).
Os projetos culturais (dança, teatro, música,
cinema, etc) e desportivos (ou paradesportivos) são capazes de atrair a atenção
das pessoas e, consequentemente, de mídias em geral. Estas situações, não
apenas evidenciarão a marca dos patrocinadores e apoiadores, como transmitirão
àquelas pessoas uma mensagem de afinidade.
No campo social, existem Leis que incentivam a
doação ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (1%), ao Programa
Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (1%), ao Fundo
dos Direitos da Criança e do Adolescente (1%) e ao Fundo Nacional do Idoso
(1%).
Projetos sociais têm grande apelo comunitário, as
pessoas se importam cada vez mais com a sustentabilidade, mostrar a elas que
sua marca se preocupada com estas questões, certamente, a fortalecerá.
Como se viu, as possibilidades são muitas, cabe ao
empresário notar estas grandes oportunidades e utilizá-las com inteligência.
Que tal estampar a sua marca em uma equipe amadora de esporte? Ou talvez
estrelar um novo concurso de dança? E por que não os dois? E por que não apoiar
também causas sociais? Abracemos as oportunidades.
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